noticias129 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Alagoinhas

Dia do candomblé é comemorado em Alagoinhas

A programação foi iniciada com uma roda de conversa

Publicada em 11/04/2024 às 19:22h

Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia do candomblé é comemorado em Alagoinhas   Compartilhar a noticia Dia do candomblé é comemorado em Alagoinhas   Compartilhar a noticia Dia do candomblé é comemorado em Alagoinhas

Link da Notícia:

Dia do candomblé é comemorado em Alagoinhas
 (Foto: Agnildo Santos)

O povo de santo se reuniu na Biblioteca Municipal Maria Feijó, na Praça Rui Barbosa, sábado, em (23/03/2024) para comemorar o dia Nacional das Nações de Candomblé. 

Oficialmente a homenagem é prestada na data de (21/03), mas o município de Alagoinhas organizou uma serie de atividades voltadas para os adeptos da religião de matriz africana. A programação foi iniciada com uma roda de conversa, que tratou de questões sobre o reconhecimento dos terreiros como espaço de cura, pelo Conselho Nacional de Saúde, quebra de preconceito, criação de espaços para a preservação de suas tradições. 

Participaram da festa filhos e filhas de santo, além de yalorixás e babalorixás.

A FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro) surgiu com o objetivo de reunir e defender os interesses dos seguidores da religião.

Durante a festa entrevistamos o vice-presidente da FENACAB, Pai André, que nos falou sobre a necessidade de haver tolerância religiosa e respeito das pessoas para com a religião. Dr. Cleber Almeida que também é seguidor da fé, destacou que na atual administração municipal houve avanços significativos, sobretudo na atenção dada pelo governo, ele enfatizou que o povo de santo precisa reconhecer as ações da FENACAB junto ao poder público, e que há necessidade de mais união entre os seguidores do candomblé. 

Após o termino da roda de conversa, todos seguiram para a Praça Rui Barbosa, onde participaram do Xirê (festa para orixás), com banho de pipoca e o toque dos atabaques. 

Em Alagoinhas segundo informações da coordenação da entidade, que os representa há 120 terreiros. 

A participação da SECET (Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo) e SEAGRI (Secretaria de Relações Institucionais), foi fundamental para que ocorresse esse encontro.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 75-9.8133-9887

Visitas: 295477
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - RSE Noticias - GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.8133-9887
Converse conosco pelo Whatsapp!