Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária da última terça-feira dia (20/05/2025), o vereador José Edésio, líder no governo, afirmou que a administração municipal tem compromisso e responsabilidade com os colaboradores.
A referência do parlamentar foi ao projeto enviado à Casa pelo Executivo para garantir o aumento salarial do funcionalismo, com inclusão na folha de maio da Prefeitura de Alagoinhas. O parlamentar também ressaltou a agilidade do legislativo na aprovação do projeto.
Na segunda parte de seu discurso, o vereador, que é enfermeiro há mais de 40 anos, falou sobre a audiência pública realizada no turno matutino, por iniciativa do vereador Cláudio Abiúde, em homenagem ao mês da enfermagem. “Tivemos a presença maciça de muitos colegas profissionais da área de saúde, especificamente enfermeiros, auxiliares e técnicos”, salientou, registrando sua participação.
Ele elogiou a iniciativa do governo federal em proibir alguns cursos superiores no formato EAD, parte deles na área de saúde. “Existiu indignação, de minha parte, enquanto professor universitário que sou, em saber que estava sendo permitido neste país formar profissionais de saúde à distância. No modelo EAD não tem como, por mais capaz que seja o ser humano, absorver informações de conteúdos para aplicar na vida humana sem que exerça diretamente com a prática”, argumentou Edésio.
Segundo o parlamentar, “a cada dia vivenciamos profissionais de saúde cometendo equívocos quanto ao tratamento do ser humano”. Na sequência, afirmou; “Imaginem, senhores, no formato 100% presencial, com as articulações dos preceptores nas cabeceiras e nos leitos de cada paciente, imaginem, então, essa prática à distância”. E indagou: “Qual seria a qualidade da mão de obra dos profissionais de saúde no futuro desse país? Satisfeito com a decisão do governo federal, José Edésio comemorou a retomada da oferta de cursos de graduação em saúde no formato presencial.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link:
FONTE:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas