noticias196 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Aramari em Destaque

Falta de patrocínio impede a saída do bloco junino Jegue Maluco

Um jegue, dois barris de licor, um trio elétrico, guloseimas, comidas típicas da época, só nos restou lembranças, e que lembranças!

Publicada em 22/06/2022 às 22:44h

Agnildo Santos: DRT/BA 0008947 e MTB/BA 0006330 (Jornalista)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Falta de patrocínio impede a saída do bloco junino Jegue Maluco  Compartilhar a noticia Falta de patrocínio impede a saída do bloco junino Jegue Maluco  Compartilhar a noticia Falta de patrocínio impede a saída do bloco junino Jegue Maluco

Link da Notícia:

Falta de patrocínio impede a saída do bloco junino Jegue Maluco
 (Foto: Agnildo Santos)

O bloco junino que mais pessoas reuniam, não deixou de existir, mas a falta de apoio o deixou de fora novamente daquela festa mais tradicional do Nordeste brasileiro, o São João. Centenas de pessoas saiam de varias cidades vizinhas somente para apreciar aquele grupo que conseguia conquistar corações de jovens, adultos de todas as idades. Uma cultura que não deve ser deixada de lado em hipótese alguma!

Tudo isso ocorria na cidade de Aramari, localizada na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 118 km de distancia de Salvador.

Um jegue, dois barris de licor, um trio elétrico, guloseimas, comidas típicas da época, só nos restou lembranças, e que lembranças!

Isso nos traz uma sensação de falta e interesse da prefeitura municipal em apoiá-lo através de incentivos.

No dia 24 de junho, sai às ruas da cidade, partindo da Capelinha, muita gente acompanhava um mini trio elétrico ao som de uma banda. Trata-se de um bloco ao estilo de carnaval, pois os participantes adquirem camisas para poder se reunir ao grupo “Jegue Maluco”. Esse nome se dá, porque um jegue é enfeitado e ornado com dois barris, cada um contendo um licor de sabor diferente, por exemplo, maracujá e jenipapo. Durante o percurso, os, foliões se serviam à vontade, com a bebida de sua preferência, e ao termino delas um carro que acompanha abastece novamente os barris.

Desta forma não faltava nem bebida, nem comida típica da época: bolo, canjica, pé de moleque, milho, amendoim, laranja, mungunzá. Tudo é servido aos que adquiriam o passaporte, ou seja, a camisa.

Nesse contexto cantam, dançam até chegarem à Praça do Mercado onde se encerra o desfile, para logo depois se iniciar, na praça principal da cidade, as comemorações do São João, com a apresentação de bandas de forró, e também de quadrilhas o que acontece durante os festejos juninos. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 75-9.8133-9887

Visitas: 295414
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - RSE Noticias - GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.8133-9887
Converse conosco pelo Whatsapp!