noticias866 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Brasil

Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência

Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência

Publicada em 30/06/2023 às 21:21h

Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência  Compartilhar a noticia Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência  Compartilhar a noticia Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência

Link da Notícia:

Academia de Letras da Bahia comemora Bi centenário de Independência
 (Foto: Agnildo Santos)

A festa em comemoração aos duzentos anos de independência da Bahia foi realizada na noite dessa quinta-feira dia (29/06/2023) no Palacete Góes Calmon, localizado na Avenida Joana Angélica198, na capital baiana, e contou com a presença de representantes de 33 academias de letras, que fazem parte da RICA - Rede de Integração das Academias de Letras da Bahia. Durante a solenidade, o Hino ao dois de Julho e ao Senhor do Bonfim foram executados pela Orquestra Sizaleira de Conceição do Coité sob a batuta do Maestro Josevaldo Nin. Essa festa faz parte das muitas que ocorrerão por toda a Bahia.

Ordep Serra Presidente da ALB abriu a cerimonia enfatizando que a independência do Brasil foi conquistada na Bahia.  A luta faz parte do movimento para o reconhecimento do 2 de julho de 1823, como a verdadeira independência do Brasil.

A conferência foi proferida pelo professor e pesquisador do Departamento de História da University of Calgary, Canadá, Hendrik Kraay com o tema: "A festa negra: escravizados, africanos e afrodescendentes na comemoração ao 2 de Julho, 1824-1888". Ele é autor da obra "Bahia's Independence: Popular Politics and Patriotic Festival in Salvador, Brazil, 1824-1900" publicado em 2019.

Entre os participantes estavam, o presidente da ABI – Associação Baiana de Imprensa Ernesto Marques, a vice-presidente da Academia Barreirense de Letras Miriam Hermes, e o escritor Sílvio Pereira vice-presidente da Caspal (Casa do Poeta de Alagoinhas), e autor da obra O Cosmopolita, lançado na 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2022 e outros convidados. 

Em entrevista, a nossa reportagem, Ordep Serra, destacou que a importância da celebração, é o empenho da academia na luta pela democracia, combate ao obscurantismo e luta pela liberdade. Ao perguntarmos sobre qual o resultado esperado por ele nessa cerimonia, ele enfatizou que espera avivar a memoria nacional e lançar apelo para que a liberdade se torne efetiva cada vez mais no Brasil.

FONTE: portal da ALB. 

 

 

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 75-9.8133-9887

Visitas: 296674
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - RSE Noticias - GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.8133-9887
Converse conosco pelo Whatsapp!