Na sessão ordinária da última terça-feira dia (13/05/2025), a tribuna popular foi ocupada por representantes do Movimento dos Escoteiros Carcará Alagoinhas que foram direcionados pela vereadora Jaldice Nunes (UB) abordaram a formação de jovens em meio aos desafios do mundo contemporâneo. Após a exibição de um vídeo institucional, Ruan Francisco Mendes, dirigente do grupo local, fez um discurso contundente sobre os impactos do uso excessivo de telas e da crescente insegurança nas cidades, apontando o escotismo como alternativa transformadora.
“Vivemos em um tempo em que o celular virou companhia constante, mas essa conexão virtual tem cobrado um preço alto. Crianças e adolescentes se isolam, perdem o contato com a realidade e sofrem calados”, alertou Ruan. Ele destacou ainda como o medo e a violência vêm limitando a liberdade da juventude. Nesse contexto, segundo o dirigente, o escotismo aparece como um espaço acolhedor, onde os jovens desenvolvem habilidades como empatia, liderança, confiança e senso de responsabilidade.
Dando continuidade, Lisa Guedes Striquer, advogada e também dirigente do grupo Carcará, anunciou que no próximo dia 24, a Câmara sediará uma palestra informativa promovida pela Regional Bahia do Movimento Escoteiro. O evento será aberto ao público e trará detalhes sobre o programa educativo desenvolvido pelo escotismo na Bahia. Lisa convidou os vereadores a ajudarem na divulgação da iniciativa: “Multipliquem esta informação: todos estão convidados”.
A presença dos escoteiros foi amplamente reconhecida pelos parlamentares. O vereador José Edésio (Progressistas), líder da bancada de situação, compartilhou sua própria experiência aos sete anos de idade, exaltando o preparo que o escotismo oferece. “O escoteiro é preparado para a vida, mudanças e transformações. Eles são educados para preservar o meio ambiente e atuar com sabedoria e tranquilidade”, declarou.
A vereadora Luma Menezes (PDT), líder da oposição, também elogiou o trabalho do grupo, destacando a importância de iniciativas que resgatam vivências coletivas e contato com a natureza, em contraponto à dependência tecnológica. “A infância de hoje já não é mais como antes. Iniciativas como essa ajudam a formar caráter e tiram nossos jovens da criminalidade. É preciso valorizar e dar visibilidade ao escotismo”, afirmou.
Na mesma linha, o vereador Luciano Almeida (UB) reforçou a necessidade de espaços de convivência e formação cidadã para a juventude. Ele lembrou experiências pessoais com os Desbravadores da Igreja Adventista e reforçou a urgência de combater o isolamento infantil causado pelo uso excessivo de telas. “Alagoinhas precisa de um calendário que contemple ações culturais e educativas como esta. A cidade só tem a ganhar”, ressaltou.
Por fim, o presidente da Câmara José Cleto (PSD) destacou a atuação da vereadora Jaldice Nunes — que teve sua ausência justificada por motivos de saúde de seu filho — na recepção do Movimento e reafirmou o compromisso da Casa com iniciativas que promovam o bem-estar da juventude. “Nós agradecemos a presença de vocês aqui, um tema muito importante. Esta Casa estará sempre à disposição”, concluiu.
Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/movimento-dos-escoteiros/
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link:
FONTE:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas