noticias636 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Alagoinhas

Juci Cardoso denuncia racismo estrutural e cobra reparação à população negra no 13 de Maio

Em seu discurso, conectou episódios históricos e recentes

Publicada em 15/05/2025 às 18:03h |  Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)  

Compartilhe nas redes sociais

Juci Cardoso denuncia racismo estrutural e cobra reparação à população negra no 13 de Maio
 (Foto: Jhô Paz)


Na sessão ordinária da última terça-feira dia (13/05/2025), a vereadora Juci Cardoso (PT) fez uma intervenção contundente ao usar o expediente para denunciar o racismo estrutural no Brasil e refletir sobre o sentido do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, em 1888. Em seu discurso, conectou episódios históricos e recentes para evidenciar a continuidade de um processo de exclusão, violência e violação de direitos da população negra no país.

“Hoje não é um dia de comemorar liberdade. É um dia de denunciar um processo inacabado de abolição”, afirmou. A parlamentar iniciou sua fala relembrando o caso veiculado na semana passada, no qual uma jovem negra de 15 anos, bolsista do Colégio Presbiteriano Mackenzie (em São Paulo) foi encontrada com um saco na cabeça e um fio no pescoço, após sofrer repetidos atos de racismo. A vereadora usou o episódio como símbolo de uma realidade ainda marcada pela negação de direitos e silenciamento da juventude negra. 

A parlamentar também criticou a resistência de setores legislativos e gestores públicos em implementar a Lei 10.639, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, incluindo a valorização da capoeira como prática pedagógica. “A capoeira não é só uma luta, uma dança ou um esporte. É a maior expressão da cultura afro-brasileira, e sua ausência nas escolas é mais uma forma de apagamento cultural”, destacou a também praticante da modalidade.

Ao rememorar o Código Penal de 1890, que criminalizava práticas como a capoeira, o mendigar e até a falta de moradia, a vereadora expôs como, após a abolição formal, o Estado brasileiro aprofundou a marginalização da população negra, sem garantir qualquer reparação ou inclusão social. “Os negros foram jogados à própria sorte. E quem estava nas ruas, sem emprego ou sem casa, era tratado como criminoso. É o racismo institucionalizado desde o início da nossa chamada ‘liberdade’”, declarou.

Na parte final do discurso, Juci fez duras críticas à seletividade do sistema de justiça e à romantização de figuras públicas que não representam as lutas reais da maioria da população. Citando o caso da influenciadora Virgínia Fonseca, convocada para depor na CPI das Bets, a investigação sobre a promoção de jogos de azar online, mas que foi aclamada nos corredores do Senado. “Se fosse uma mulher negra que tivesse roubado uma margarina, o STF negaria até habeas corpus”, disparou.

A vereadora ainda afirmou que os problemas sociais debatidos cotidianamente na Câmara estão diretamente ligados ao racismo estrutural e ao processo histórico de exclusão da população negra. “Precisamos reconhecer os danos e lutar para que essa realidade seja transformada. A nós foi imposto o silêncio, mas nós escolhemos a palavra”, concluiu.

Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/vereadora-juci-cardoso-denuncia-racismo/

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link:  

FONTE:

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca RSE Noticias
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 75-9.9122-1887
Visitas: 465870 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - RSE Noticias - Rse Comunicações LTDA. CNPJ: 01.873.190/0001-14 GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.9122-1887
Converse conosco pelo Whatsapp!