noticias521 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Alagoinhas

Sessão Especial comemora Jubileu do Santíssimo Sacramento na Câmara Municipal

comemorou 85 anos do Colégio, 25 anos da Faculdade e 50 anos do Centro Social São Luís

Publicada em 16/05/2025 às 16:56h |  Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)  

Compartilhe nas redes sociais

Sessão Especial comemora Jubileu do Santíssimo Sacramento na Câmara Municipal
 (Foto: Jhô Paz)


Na noite da última quarta-feira dia (14/05/2025), foi realizada na Câmara Municipal a sessão especial do Jubileu do Santíssimo Sacramento, que comemorou 85 anos do Colégio, 25 anos da Faculdade e 50 anos do Centro Social São Luís. O evento, de autoria do vereador Luciano Almeida (UB), contou com a presença de religiosas da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, bem como de representações da Rede Educamissami e demais representações. 

Na abertura do evento, o presidente da Câmara José Cleto (PSD) discursou sobre a importância histórica da instituição como edificadora de sonhos, atuando no fomento do desenvolvimento humano e social de Alagoinhas. “Nesta noite não celebramos apenas a longevidade institucional, mas o impacto que o Santíssimo tem gerado em nossa sociedade”, declarou. “Reconhecemos o valor da instituição não apenas por sua estrutura ou número de formandos, mas pela sua capacidade de moldar consciências, despertar vocações e preparar cidadãos para os desafios do presente e do futuro”.

Em seguida, o vereador Luciano Almeida ressaltou a contribuição histórica da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada para o desenvolvimento educacional da cidade e da região. Ex-aluno da Faculdade Santíssimo Sacramento, ele destacou o papel da instituição na democratização do acesso ao ensino superior em Alagoinhas, especialmente para quem não podia se deslocar para outras cidades. “Este é um momento de agradecimento por tudo que foi protagonizado pelas missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada em nosso município e região. Tradição que se renova, mas eu acrescento: ‘Transformando vidas’”, ressaltou. “Fui aluno bolsista da Faculdade, na pós-graduação. No homem que sou hoje, o conhecimento empírico se transformou em científico, me possibilitando abertura de portas para alçar voos maiores”.

Após a composição da mesa, a Irª. Lúcia Maria Sá Barreto de Freitas, religiosa da Congregação e diretora geral do Colégio e Faculdade Santíssimo Sacramento, expressou gratidão ao celebrar o Jubileu da instituição, cuja história, segundo ela, está fincada no “chão bendito desta terra das Lagoinhas” desde 1940. Recordando o legado das primeiras irmãs missionárias e inspirando-se na Sagrada Escritura, refletiu sobre o significado do jubileu à luz de três livros bíblicos – Êxodo, Levítico e Deuteronômio – ressaltando que este é um tempo de gratidão, fidelidade aos preceitos divinos e reconhecimento da bênção sobre o trabalho coletivo. “Com muita humildade, trazemos hoje os passos de mais de 100 mil pessoas que já passaram pelo Santíssimo. Nossas mãos de semeadores, no contexto da missão educativa, apresentam primeiro a Deus, Senhor de toda a criação, as vidas transformadas, para enriquecer a comunidade de Alagoinhas e região. Mãos de ontem, mãos atuais e mãos construtoras do tempo que está por vir”, declarou.

O diretor acadêmico da Faculdade Santíssimo Sacramento, Fabrício Faro, resgatou sua trajetória pessoal e profissional dentro da instituição, iniciada aos 20 anos, quando foi convidado a ministrar aulas de informática no colégio. Destacou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo dos anos, fruto do trabalho conjunto entre missionárias, colaboradores, famílias e alunos. Também relembrou momentos marcantes, como sua participação na cerimônia de beatificação de Maria Emília Riquelme, fundadora da Congregação, na Espanha. “Que este tempo de jubileu seja de um tempo de gratidão, memória e renovação do nosso compromisso com a missão educacional que abraçamos. Ao passado que nos inspirou, ao presente que contribuímos com empenho e ao futuro que nos espera com novos desafios e conquistas: a nossa reverência, nosso esforço e a nossa esperança”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica do Colégio Santíssimo Sacramento, Alessia Cravo, destacou a importância histórica da instituição para a educação em Alagoinhas e região, reconhecendo o legado deixado pelas religiosas da Congregação ao longo das décadas. “É com profunda gratidão, emoção e honra que tomamos a palavra para celebrar um marco histórico na educação de Alagoinhas e região. São mais de oito décadas de dedicação incansável à formação humana, intelectual, religiosa e social de gerações do nosso município”, afirmou. “O Santíssimo não se trata apenas de uma instituição de ensino, mas uma casa que acolhe, um berço que acolhe, uma ponte entre o saber e o ser – um farol de esperança aceso há 85 anos pelas mãos firmes e generosas das irmãs da Congregação, cuja missão educativa transcende o tempo e segue viva, atuante e transformadora pelo mundo afora”.

Representando os estudantes do passado, do presente e do futuro, o egresso do Colégio e atual aluno da Faculdade Santíssimo Sacramento, Arthur Torres, expressou sua gratidão à instituição. Emocionado, destacou o impacto que o Santíssimo teve em sua formação pessoal e acadêmica: “Não podia perder a oportunidade de declarar: o meu amor por esta instituição é imenso. E receber o chamado para representar os alunos de hoje, do passado e os que virão… Só tenho a agradecer. Ficará marcado para sempre em minha história”.

Ápos a justificativa da ausência das vereadoras Juci Cardoso (PT) e Jaldice Nunes (UB), a vereadora Luma Menezes (PDT) ressaltou o importante papel social e educacional da instituição no município, destacando projetos como o Grupo Reflexivo de Homens, que oferece acompanhamento psicológico a agressores para evitar a reincidência da violência contra mulheres – um serviço que, segundo ela, não é oferecido pelo poder público. Enfatizou ainda a relevância do Santíssimo para a cidade, afirmando: “É uma grande satisfação estar neste momento reconhecendo a maior instituição de ensino privado da nossa cidade, pois Alagoinhas hoje pode ser configurada como uma cidade universitária graças ao muito trabalho e incentivo do Santíssimo”.

O vereador Cláudio Abiúde (Progressistas) expressou sua emoção ao falar sobre sua ligação pessoal com o Colégio Santíssimo Sacramento, ressaltando a importância da instituição na formação de cidadãos. Ele mencionou que sua filha também estuda na escola e agradeceu o cuidado dedicado à sua família ao longo dos anos. “A minha personalidade foi forjada neste Colégio, minha filha também estuda lá, é com muita emoção que trato sobre esse Colégio, pois se tornou referência principalmente em formação de cidadãos”, declarou.

História

Neste momento, houve exposições históricas apresentadas pelas professoras Maria de Fátima Berenice, Iracy Gama e Maria José, que contribuíram historicamente com o desenvolvimento do Santíssimo. A professora Fátima Berenice se remeteu ao Sankofa – símbolo africano que representa a sabedoria de retornar ao passado para avançar – em alusão ao lema “Tradição que se renova”, escolhido pela instituição para este jubileu. Também recorreu à concepção agostiniana da educação, para descrever a pedagogia do Colégio. “É importante uma educação que estimule a mente, o coração e a alma do indivíduo, buscando harmonia entre o conhecimento, a fé e a vida prática, este tripé moldou a formação pedagógica”, declarou. “Meus pais tiveram fé no movimento que o Colégio faria em mim, com a certeza de que somente esta instituição poderia dar-me a dignidade intelectual que um dia me faria a profissional que me tornei”.

A professora Iracy Gama compartilhou suas lembranças pessoais e profissionais, destacando a profunda ligação que teve com a Madre Santíssimo, religiosa falecida há oito anos e referência na educação de Alagoinhas por mais de seis décadas. Desde sua época como aluna do Colégio até sua eleição como vice-prefeita em 2016, Iracy testemunhou o compromisso constante da instituição com a formação cidadã. Em suas palavras: “É importante que não esqueçamos de quem esteve na nossa base e nos ajudou a avançar, contribuindo para construção da instituição que vemos hoje, pois é preciso voltar ao passado para organizar o presente, e assim construir o futuro que desejamos. A este futuro, nosso município deve muitíssimo ao Santíssimo Sacramento”.

Por fim, a professora Maria José, emocionada, recordou que, mesmo advinda de uma família de condições financeiras desfavoráveis, também foi aluna do Colégio e docente da Faculdade. Em seguida, recitou o poema “A Escola” do pedagogo Paulo Freire para afirmar que o ambiente escolar transcende os conteúdos e a sala de aula, se tratando verdadeiramente da relação entre gente. “No Santíssimo, um ambiente profissional e de camaradagem, eu aprendi valores que trouxe para minha vida pessoal, portanto minha gratidão não encontra palavra única para descrever. Sou mais Santíssimo”, concluiu.

Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/sessao-especial-comemora-jubileu-do-santissimo-sacramento-na-camara-municipal/

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: 

FONTE:

Ascom - Câmara Municipal de Alagoinhas

 

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca RSE Noticias
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 75-9.9122-1887
Visitas: 465892 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - RSE Noticias - Rse Comunicações LTDA. CNPJ: 01.873.190/0001-14 GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.9122-1887
Converse conosco pelo Whatsapp!