noticias888 Seja bem vindo ao nosso site RSE Noticias!

Alagoinhas

Projeto 'Para Todas as Rosas' é apresentado na Tribuna Popular

Vereadores discutem apoio e transparência nas emendas

Publicada em 30/04/2025 às 20:59h |  Agnildo Santos DRT/BA 0008947 (Radialista) MTB/BA 0006730 (Jornalista)  

Compartilhe nas redes sociais

Projeto 'Para Todas as Rosas' é apresentado na Tribuna Popular
 (Foto: Jhô Paz)


Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira dia (29/04/2025), Dia Internacional da Dança, a coreógrafa e professora Lucivania Brito teve a oportunidade de compartilhar, na Tribuna Popular, detalhes do projeto cultural e social “Para Todas as Rosas”. A iniciativa, que busca o fortalecimento das campanhas de conscientização – como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa -, engloba diversas formas de expressão artística, com ênfase na dança e na poesia.

Lucivania, que também é membro do Conselho Internacional de Dança, compartilhou com os presentes que a dança sempre foi um meio de resiliência em sua vida, principalmente após perder vários familiares para o câncer. “A dança trabalha com a questão do feminino, e ela chegou até mim como uma forma de superação”, afirmou. Em 2009, o primeiro evento foi realizado após ela ser diagnosticada com uma suspeita de câncer no colo do útero, um momento que a impulsionou a criar uma plataforma para apoiar outras pessoas através da arte. Ao longo dos anos, a perda de vários entes queridos, especialmente após a pandemia, fez com que o projeto se expandisse e ganhasse maior notoriedade.

Inicialmente realizado em um espaço mais intimista, o evento foi se transformando com o suporte da Secretaria de Cultura, levando a apresentações em locais como o Centro de Cultura e o Mercado do Artesão, embora este último não tenha sido o ambiente ideal para as apresentações. “Tivemos que nos adaptar a diversos espaços. No Mercado do Artesão, o barulho dos bares interferia nas apresentações, o que não era ideal”, explicou. Recentemente, as edições do sarau foram realizadas na Biblioteca Municipal, mas, devido à limitação de espaço, a organização do evento busca ajuda para levar o evento à Praça Ruy Barbosa, um local mais amplo e com mais visibilidade para as artes locais.

Este ano, o projeto também lançou uma iniciativa de inclusão, oferecendo cinco bolsas gratuitas para mães solo, permitindo que essas mulheres – muitas vezes sem condições financeiras para pagar pelas aulas de dança – possam vivenciar os benefícios da arte. “O movimento ‘Para Todas as Rosas’ não é apenas sobre arte, é sobre resgatar mulheres e mães que se dedicam tanto aos outros, mas que, muitas vezes, se esquecem de cuidar de si mesmas”, cravou.

Essa fala sensibilizou os vereadores presentes, que reconheceram a importância da proposta e o esforço pessoal da idealizadora. A vereadora Jaldice Nunes (UB) foi a primeira a se pronunciar, exaltando a força e o compromisso social da professora. “Ela é uma mulher corajosa, com esse espírito de voluntariado, de amor, que alcança a vida de outras mulheres, principalmente as que lutam contra o câncer e a depressão”, destacou. A parlamentar também ressaltou as dificuldades enfrentadas por Lucivania no dia a dia, como o deslocamento semanal para dar aulas em Imbassaí, distrito de Mata de São João, mesmo sendo mãe de uma menina de apenas quatro anos. “A vida não é nada fácil, mas que Deus possa te abençoar, te fortalecer no caminhar, no seu trabalho. Parabéns pela iniciativa e conte conosco”, finalizou.

O vereador Jorge da Farinha (PSD) também expressou seu reconhecimento à ação da professora, destacando o impacto transformador que projetos como este e o Movimente-se com Farinha, voltado à realização de ruas de lazer, na vida das mulheres. “Parabéns pela sua atitude. Eu, que tenho um projeto em que 99% dos participantes são mulheres – e algumas delas enfrentam problemas semelhantes -, vejo como elas saem transformadas após uma aula. Então, essa ação é de grande importância”, afirmou. Ele ressaltou a dificuldade do momento atual para o direcionamento de recursos financeiros devido às limitações do calendário orçamentário, mas se colocou à disposição para uma reunião direta com a professora.

A vereadora Luma Menezes (PDT) manifestou apoio à professora, reforçando o compromisso com o diálogo e a importância da transparência no uso dos recursos públicos. “Gostaria de saudar a Lucivania e dizer que também estamos de portas abertas para dialogar”, declarou. Luma destacou a relevância de ampliar o entendimento sobre o orçamento público, especialmente no que diz respeito à destinação e movimentação de recursos, inclusive por meio das emendas parlamentares. 

O vereador Thor de Ninha (PT) também utilizou a tribuna para expressar seu reconhecimento ao trabalho da professora destacando que muitas vezes quem faz trabalhos sociais custeia com recursos próprios as atividades de sua iniciativa. Thor enfatizou que o verdadeiro retorno para quem atua em projetos sociais vem do impacto positivo que se observa nas vidas tocadas por essas ações. “Nossa felicidade é ver que as pessoas que recebem esse trabalho se sentem bem, se sentem melhores a cada dia. É no outro que encontramos a razão de existir. Esta concepção precisa estar cada vez mais presente na vida das pessoas”, declarou. 

O vereador José Edésio (Republicanos) elogiou a professora, exaltando o impacto social e emocional da iniciativa. “Quero parabenizar a guerreira Lucivania pelo trabalho social que ela vem desenvolvendo neste município”, exclamou. Segundo o vereador, a criatividade do projeto possibilita a atuação como uma ferramenta de acolhimento e bem-estar emocional. “Essa criatividade do sarau, para todos nós, é uma forma de não só aglutinar as pessoas, como psicologicamente minimizar a ação do sofrimento daqueles que perpassam pelo processo da doença”, afirmou.

Audiência

No pronunciamento da vereadora Juci Cardoso (PT), que também reforçou a relevância do projeto, lembrando o engajamento de seu mandato na realização de eventos culturais, foi ressaltada a necessidade de tornar o processo de solicitação de emendas parlamentares mais transparente e acessível. A parlamentar sugeriu que a Câmara promovesse um evento voltado aos fazedores de cultura locais com o objetivo de elucidar sobre o funcionamento da destinação de emendas parlamentares. “Na maioria das vezes, os pedidos chegam depois do prazo, o que dificulta todo o processo. Então, seria importante que a Casa conduzisse esse diálogo, não apenas com Lucivania, mas com todos os artistas”, sugeriu.

O vereador e Presidente da Câmara, José Cleto (PSD), considerou pertinente a proposta da realização de uma audiência, pois, segundo ele, muitas vezes pessoas mal-informadas ou de má-fé orientam artistas a simplesmente procurar vereadores, sem compreender o processo orçamentário. Ele explicou que as emendas são definidas durante a votação da Lei Orçamentária Anual, o que inviabiliza o apoio a projetos ao longo do ano através deste recurso. “Um evento desta magnitude trará à luz a forma que a destinação de emendas acontece, bem como sobre o montante dos recursos de cada vereador e vereadora”, concluiu.

Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/projeto-para-todas-as-rosas/

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: 

 

FONTE:

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

 

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca RSE Noticias
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 75-9.9122-1887
Visitas: 460349 Usuários Online: 2
Copyright (c) 2025 - RSE Noticias - Rse Comunicações LTDA. CNPJ: 01.873.190/0001-14 GRUPO RSE * RSE News, RSE Noticias, Eletrônica RSE, RSE Studio& Publicidade. Contato: whatsApp 75-9.9122-1887
Converse conosco pelo Whatsapp!