O Memorial do Legislativo de Alagoinhas teve quatro visitas na última quarta-feira dia (14/05/2025), recebendo quase 200 alunos de três instituições diferentes. Alunos da Escola Comunitário Nova Esperança, Pastoral do Menor - duas turmas na manhã e tarde-, e uma turma de 72 alunos do Colégio Santíssimo Sacramento, tiveram a companhia dos vereadores Cleto da Banana-presidente da Câmara, Juci Cardoso e Luma Menezes.
O objetivo do Memorial é expor e tornar público os acontecimentos históricos da Câmara, e o da Escola do Legislativo é reforçar o interesse cidadão, promovendo eventos, discussões, oficinas, ratificando a Resolução que a criou.
Além de conhecerem o Memorial e o funcionamento da Escola do Legislativo, algumas turmas fizeram um tour pela Câmara, conhecendo as dependências e sendo informadas sobre o funcionamento da Casa, das sessões e como os projetos, indicações e moções tramitam e depois viram Lei.
No Memorial, os estudantes tiveram uma imersão na história da Câmara e da cidade, conhecendo grande parte dos acontecimentos que marcaram o Legislativo da cidade através dos três tempos instalados, passado, presente e futuro.
O olhar curioso e atento às falas demonstrou o interesse do alunado pela história exposta no Memorial, muitos dos quais surpresos com fatos ocorridos, pois não são contados nas escolas. “Fico feliz em ver tantos alunos e professores engajados e interessados no conhecimento da nossa história”, disse o vereador Cleto da Banana.
A vereadora Luma Menezes (PDT) fez a apresentação da galeria presença feminina na Câmara instalada no Memorial, aos alunos da Pastoral do Menor, destacando o papel da mulher no Legislativo, mas pontuando a necessidade de se ampliar a presença feminina na Casa.
A vereadora Juci Cardoso (PT), fez um tour com os 72 alunos e professores e mostrou o funcionamento do plenário, e no Memorial falou da história, dos aspectos mais relevantes e da presença feminina na Câmara.
Sobre o Memorial e Escola do Legislativo
Criado em 20 de Julho de 2023, o Memorial do Legislativo de Alagoinhas é um equipamento vivo, que vive a história da Câmara e da cidade de Alagoinhas diariamente.
A Resolução que criou a Escola do Legislativo diz que é responsabilidade dela a gestão do Memorial e a construção da história do Legislativo a partir de documentos, atas, pesquisas e depoimentos de vereadores (as) e ex-vereadores (as).
O papel da Escola do Legislativo é fomentar a cidadania a partir da contação da história local, da instrumentalização de oficinas e debates sobre os diversos momentos da história, promoção de cursos, workshopps e cursos voltados para o desenvolvimento da cidadania.
Também é papel da Escola do Legislativo o incremento dos projetos que instituem o Câmara Mirim e Câmara Jovem, cujo objetivo é estreitar a relação do Legislativo com a comunidade estudantil, proporcionando aos jovens participantes o conhecimento legislativo, a proposição de projetos e Leis e à formação cidadã.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal já possui convênios selados com o Interlégis, escola do Senado Federal que proporciona a geração de cursos, distribuição de material educativo sobre a legislação brasileira e na formação cidadã.
Também foi instituído e assinado recentemente um convênio de colaboração técnica com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo é semelhante ao Interlégis.
Recentemente a Escola do Legislativo participou do II Encontro de Escolas Legislativas do Nordeste, realizado na ALBA, em Salvador, trazendo para Alagoinhas instrumentos e experiências que vão dar novo ânimo ao trabalho já executado por aqui.
Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/com-quase-200-visitas-num-unico-dia/
FONTE:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas