Na sessão ordinária da última quinta-feira dia (15/05/2025), José Cleto (PSD), presidente da Câmara Municipal, e a líder da bancada de situação Luma Menezes (PDT) destacaram a relevância da Escola do Legislativo de Alagoinhas no contexto do Dia Nacional da Educação Legislativa, celebrado nesta data. A ocasião foi instituída a partir de projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e faz alusão à criação da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), entidade com a qual a unidade de Alagoinhas mantém diálogo e deverá filiar-se em breve.
O vereador José Cleto enfatizou que a Escola do Legislativo local vem cumprindo um papel essencial na formação cidadã de crianças, jovens e adultos, promovendo eventos, oficinas e debates desde sua criação, em agosto de 2023. Ele destacou ainda que a instituição está envolvida na implementação de programas como o Parlamento Jovem e a Câmara Mirim, já aprovados pela Câmara Municipal, e que deverão engajar alunos do 7º ao 9º ano das redes pública e privada.
“A Escola do Legislativo vai muito além de sua sede física; ela é um centro de formação política, social e cidadã, que promove o protagonismo juvenil e amplia a compreensão do funcionamento democrático entre os estudantes”, destacou Cleto. O vereador também anunciou a realização de cursos e oficinas em parceria com instituições como a Assembleia Legislativa da Bahia, o Senado Federal (por meio do Interlegis), a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Superintendência Municipal de Trânsito, contemplando temas como primeiros socorros, legislação de trânsito, inteligência artificial e direitos humanos.
A vereadora Luma Menezes (PDT) também celebrou a data e reforçou a necessidade de fortalecimento da Escola do Legislativo como instrumento de transformação social. “Sou muito feliz por estar presente nesta Casa quando esse projeto se concretizou. A Escola do Legislativo tem papel fundamental na formação da cidade e na recuperação da nossa memória histórica”, afirmou.
Ela destacou ainda o acolhimento recente de estudantes da Pastoral do Menor, que visitaram o Memorial da Câmara, e defendeu que o espaço sirva como ponto de partida para promover o ensino da história local, o combate ao racismo, à violência contra a mulher e outras pautas sociais urgentes. “A Escola do Legislativo precisa garantir o seu pleno funcionamento para que os impactos na cidade e na juventude sejam efetivos. A educação política e cidadã é ferramenta de emancipação”, concluiu.
Clique abaixo e confira a íntegra: https://camaradealagoinhas.ba.gov.br/vereadores-jose-cleto-e-luma-menezes-destacam/
FONTE:
Ascom - Câmara Municipal de Alagoinhas